CONTEÚDO

      Mini curso 1 - Educação Ambiental Vivencial (Graduanda Jaqueline Orlando)

    "Muitos dos problemas atuais, como desequilíbrios ambientais, estão relacionados com o distanciamento que nós, seres humanos, estamos tomando dos ambientes naturais. Quando a criança aprende com a natureza e em meio a ela, passa a ser um agente de transformação, contribuindo com a preservação ambiental. Os principais temas abordados durante o minicurso serão educação Ambiental em áreas naturais e o método de aprendizagem sequencial. Haverá uma explicação teórica sobre os temas citados e uma rápida parte prática." 

    Mini curso 2 - Fundamentos da Produção de Cerveja (Doutorando Edson Marcelino Alves)

    "Introdução à cultura cervejeira. História da cerveja. Conceitos básicos de matérias-primas: cevada, trigo, malte, lúpulo, água, levedura e adjuntos. Noções de tecnologia cervejeira: moagem do malte, brassagem, filtração, fevura, fermentação, maturação, envase, refermentação. Tipos de copos e noções de análise sensorial."

    Mini curso 3 -Células-Tronco e Terapia Celular (Dr. João Tadeu)

    "No minicurso, serão abordados aspectos conceituais e metodológicos gerais sobre células-tronco e terapia celular. Pretende-se transmitir aos participantes conhecimento teórico fundamental sobre o real estado da arte e as perspectivas atuais e futuras das pesquisas com células-tronco e terapia celular. Serão apresentadas,. também. de forma geral os diferentes projetos que se desenvolvem na linha de pesquisa com células-tronco no Laboratório de Genética e Terapia Celular - GenTe Cel - Departamento de Biotecnologia - UNESP - Campus de Assis."

    Mini curso 4 - Fotografia Forense (José Roseli Júnior)

    EM BREVE!

    Mini curso 5 - Os Recife de Corais e sua Importância Biológica (Dr. Sérgio Stampar)

    "Os recifes de corais são um dos mais importantes ecossistemas do planeta, pois a produtividade realizada nesses ecossistemas sustenta boa parte da cadeia trófica aquática. Os organismos que vivem nessas estruturas são sempre bastante conspícuos e a relação entre eles bastante delicada. O intuito deste curso será o reconhecimento das estruturas físicas destes ecossistemas, os organismos que os compõem e a relação entre eles."  

    Mini curso 6 - Imunodiagnóstico (Mestranda Amanda de Genova e Mestrando. Bruno Lopes)

    "O minicurso tem por objetivo que os alunos aprendam na teoria e na prática como funcionam os testes rápidos para doenças inflamatórias (Artrite reumatoide) e infecciosas (Vírus da Imunodeficiência Humana, Doença de Chagas e Infecção alimentar por Salmonella). Ao final do curso o aluno deverá ter o conhecimento para que servem e como funcionam os testes para diagnósticos rápidos."


    Curso 1- Introdução à Ilustração Botânica (Dra. Renata Udulutsch)

    "Introdução ao desenho de observação de espécies vegetais vivos e herborizados nas técnicas de grafite e nanquim."

    Curso 2-Tecnologia Enzimática para Obtenção de Novas Gorduras Alimentos (Dra. Valéria Marta)

    "A indústria de alimentos tem necessidade constante de novas matérias primas. As gorduras alimentares são componentes importantes para as características sensoriais e nutricionais do alimento, mas também estão relacionadas a questões de saúde devido a relação entre determinadas gorduras e seus efeitos benéficos/protetores ou maléficos. A tecnologia enzimática contribui para o desenvolvimento de novas matérias primas pela modificação de óleos e gorduras, reduzindo fatores de risco a saúde e permitindo a produção de gorduras que proporcionem propriedades sensoriais adequadas, utilizando condições brandas de reação, sem a formação de subprodutos indesejáveis e sem geração de efluentes tóxicos. O curso apresentará aspectos teóricos da tecnologia enzimática complementados por atividade em laboratório com técnicas usuais para modificações de gorduras usando lipases."

    Curso 3- DNA barcode e prática em extração e amplificação de DNA (Mestrando Lucas Almeida)

    "Estudos recentes propõem a utilização de um pequeno fragmento do gene mitocondrial Citocromo C Oxidase subunidade I (COI) como um sistema para identificação de espécies, principalmente entre os animais. Sequências desse gene são analisadas como um código de barras (barcode), com as espécies sendo delimitadas por uma sequência ou por um conjunto de sequências muito similares. Atualmente esta técnica possui também outras finalidades, sendo aplicada em diversos tipos de estudos.

    O presente curso tem como finalidade proporcionar experiência laboratorial em extração e amplificação de DNA, explorar o potencial de aplicação dos procedimentos laboratoriais envolvidos no DNA barcode, bem como elucidar o potencial da utilização de pequenas sequências de DNA como marcadores moleculares em diferentes níveis."


    Oficina 1-Desvendando os saberes, sabores das Plantas alimentícias não convencionais (PANC) (Graduandos Eduardo Henrique e Daniella Marcolino)

    "Você conhece as PANC? PANC é o acrônimo utilizado para englobar as plantas não convencionais com uma ou mais partes comestíveis e, as plantas convencionais com partes comestíveis não convencionais. Muitas destas são conhecidas como "matos", "pragas", "daninhas", e por não serem parte das plantas de interesse da agricultura, são exterminadas a todo custo, custe o que custar. Porém estudos surgiram demonstrando as gigantescas potencialidades destas plantas como fonte de alimento nutritivo e saboroso, superiores aos teores encontrados em alimentos do dia-a-dia; como fonte de renda, uma vez que há possibilidade de preparos doces, salgados, sucos, licores, etc; Potencialidades farmacológicas e medicinais, que vem comprovando a cada dia efeitos medicinais já conhecidos pela sabedoria popular, onde tais plantas atuam como um resgate dos saberes populares dos antigos, dos índios, dos povos das diversas partes do mundo, que se perdem com o avanço da tecnologia e do tempo."

    Oficina 2 - Bonsai (Dr. Regildo Márcio)

    EM BREVE


Palestra 1- Toxicologia reprodutiva feminina pelo uso de anabolizantes: dos efeitos adversos, às potenciais terapias para a recuperação do indivíduo 

"Os anabolizantes estão entre as medicamentos ilícitos mais utilizados em nossa sociedade atual. E apesar dos esforços da comunidade científica em alertar sobre os malefícios do uso indevido deste medicamento, cada vez maior é o interesse das mulheres na utilização destas drogas para fins não-terapêuticos. Assim, a palestra objetiva apresentar os efeitos colaterais associados ao uso de anabolizantes na reprodução feminina e as possíveis consequências a longo prazo para o organismo. Qual a magnitude destes efeitos? Haveria reversibilidade pela interrupção do uso? Que potenciais terapias atuais poderiam ser utilizadas na recuperação do indivíduo?"

Palestra 2- Depressão: é preciso falar sobre este problema 

"A depressão atinge hoje cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Incapacita os atingidos pela doença, colocando enorme peso em suas famílias e roubando da economia a energia e o talento das pessoas. No pior dos casos, pode levar ao suicídio. As bases neurobiológicas, o tratamento e as consequências desta doença, denominada o "mal do século", serão discutidos nesta palestra."

Palestra 3- Comportamento Alimentar: Uma Perspectiva Evolutiva
 
"Introdução aos conceitos: de causas imediatas e últimas do comportamento alimentar,diversidade e adaptação do comportamento alimentar, padrões sazonais de dieta e competição, intra-grupo, relação entre dentição e dieta e método de registro."


Palestra 4- Restauração de Ecossistemas: Princípios Ecológicos e Conceitos Chave


"Ecossistemas naturais estão sendo suprimidos ao redor de todo o mundo, expandindo fronteiras agrícolas e urbanas em uma taxa extremamente rápida. Nesse contexto, emergiu uma nova área do conhecimento a Restauração Ecológica com o objetivo de recuperar, "trazer de volta", os ecossistemas naturais perdidos e, com eles, seus valorosos serviços ecossistêmicos.

A presente palestra abordará os princípios ecológicos que norteiam a restauração de ecossistemas, assim como conceitos chave utilizados atualmente, sendo estruturada nos seguintes tópicos:

1) Diferenças entre Restauração Ecológica e Ecologia da Restauração: Uniformizando conceitos.

2) Princípios ecológicos e conceitos chave.

3) Restauração de ecossistemas terrestres: Restauração Florestal x Restauração de Ecossistemas Campestres e Savânicos.

4) Estudos de caso."

Palestra 5- Manejo e Bem Estar Animal

EM BREVE

Palestra 6- Respostas ecofisiológicas de plantas herbáceas frente ao adensamento da vegetação: implicações para conservação do cerrado sensu stricto


"O Cerrado brasileiro é composto por uma série de fitofisionomias que aparecem formando mosaicos ao longo de sua ampla distribuição geográfica. Dentre suas fitofisionomias mais características está o cerrado sensu stricto (CSS): uma formação savânica composta por um estrato arbóreo distribuído esparsamente ao longo de um estrato herbáceo contínuo, onde são encontradas árvores, arbustos , gramíneas, palmeiras e ervas crescendo lado a lado sob determinantes ambientais similares. Por um longo período, queimadas naturais em ambientes savânicos foram cessadas devido à criação de reservas de proteção ambiental, permitindo assim a invasão de espécies arbóreas originárias de ambientes florestais adjacentes. Esta invasão tem causado o adensamento do dossel destas regiões, causando mudanças no ambiente luminoso do CSS. Esta apresentação pretende discutir as principais respostas cofisiológicas de plantas herbáceas aos fatores determinantes de sua vegetação natural, especialmente ao fogo e a luminosidade."

Palestra 7- Estudos Ambientais, Biociências e Engenharia Biotecnológica

"Capital natural; Recursos naturais; A tragédia dos recursos públicos; Biosfera na era da superprodução e do superconsumo: as consequências socioambientais.; Sustentabilidade ambiental: ecodesenvolvimento X desenvolvimento sustentável; Privatização X estatização dos capitais naturais: riscos socioambientais.; Sociedades ambientalmente sustentáveis; Contra a degradação do capital natural: Contribuições da Engenharia biotecnológica."


Palestra 8- Tecnologia de produção de etanol de primeira e segunda geração 

"Fundamentos da produção de etanol. Avanços, perspectivas e importância da produção de etanol no setor bioenergético. Aperfeiçoamentos das tecnologias para produção de etanol de primeira geração, a partir de matérias primas açucaradas ou amiláceas. Desenvolvimento científico e tecnológico de produção do etanol de segunda geração, produzido a partir de matérias primas lignocelulósicas. Aproveitamento de resíduos para a obtenção de bioetanol com alta eficiência e sustentabilidade"

Palestra 9- De estudante universitário a professor tecnológico

"A palestra visa dividir com o público minha experiência em educação, desde a decisão de dar aulas até me tornar um professor que hoje utiliza a tecnologia como forma de ir ao encontro dos alunos dessa geração que já nasceu envolvida por ela."

Palestra 10- Segurança e Toxicologia Ocupacional

"Princípios de Engª. de Segurança do Trabalho; Riscos Físicos, Químicos e Biológicos; Legislação Trabalhista para Agentes Químicos e Biológicos; Doenças Ocupacionais; Princípios de Toxicologia (Toxicocinética e Toxicodinâmica); Toxicologia dos metais; Toxicologia dos hidrocarbonetos; Toxicologia dos solventes; Toxicologia dos ácidos e bases; Toxicologia dos agrotóxicos; Princípios e Gestão em Segurança Química; Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.; Primeiros Socorros e Procedimentos de Emergência."

Palestra 11- Mesa Redonda Sobre Novas Técnicas de Pesquisa

EM BREVE